Campanha Junho Prata marca mês de combate à violência contra a pessoa idosa

Postado por: Alicce Rodrigues Rocha

Durante este mês, nos dedicamos à campanha de conscientização e debate sobre a violência que atinge a população idosa. No Mato Grosso do Sul, a lei 5.215/2018 nomeou o mês de Junho Prata, em alusão aos cabelos grisalhos que representam a sabedoria e a maturidade de quem já tem mais de 60 anos. O dia 15 de junho foi instituído em 2006 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, como o Dia Mundial de Conscientização sobre o tema. 

Só nos primeiros meses deste ano, mais de 33 mil denúncias contra o idoso foram registradas no Disque 100, e outras tantas são subnotificadas pelo silenciamento que existe dentro do ambiente doméstico. O objetivo da campanha promovida pela Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI) é comunicar com a sociedade, tornando-a capaz de identificar casos de violação aos direitos dessa população e de enfrentá-los. 

Como acompanhar:

Durante as semanas de junho, o Instagram e Facebook da UnAPI trazem uma série de postagens que visa ampliar a compreensão e o debate sobre o tema. No dia 29 de junho (terça-feira), das 14 às 16h, será feita uma roda de conversa sobre “A ciência e suas Estratégias para o Enfrentamento da Violência contra Pessoas Idosas”; as demais informações sobre os convidados e como participar serão divulgadas aqui no site e nas redes sociais na próxima semana.

Texto: Alicce Rodrigues