Conheça a UMA

O projeto Universidade da Maturidade: UFMS Aberta à Pessoa Idosa, integra a UnAPI com a proposta de promover a democratização do conhecimento produzido na universidade, a partir do intercâmbio entre os saberes acadêmicos e comunitários. A UMA tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, da Frente Parlamentar do Idoso na Assembleia Legislativa de MS, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso do Sul, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho e do Conselho Municipal do Idoso de Campo Grande.

As propostas da UMA, para popularização da ciência, se baseiam dentro dos seguintes projetos:

 

Curso de capacitação em divulgação e popularização da ciência – proporciona a formação de profissionais para atuar na mediação de ciência, tecnologia e sociedade. O curso, com carga horária de 40 horas, será aplicado por uma equipe multidisciplinar formada por servidores da UFMS.

Produção de materiais de divulgação científica sobre o envelhecimento humano, cuidados com saúde, direitos e políticas públicas em diferentes formatos, como vídeos, cartazes, panfletos e programas de entrevistas. O material será distribuído em eventos com o objetivo de popularizar a ciência. 

 

Portal Brasil Idoso tem a finalidade de divulgar produtos, atividades científicas e de inovação tendo como objetivo popularizar a ciência relacionado ao envelhecimento humano. Serão publicadas atividades e materiais realizados pela UFMS e por outras entidades, como Associação Brasileira de Alzheimer, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Associação Nacional de Gerontologia, entre outras. 

 

Revista eletrônica para disseminar e popularizar o conhecimento científico sobre as diversas faces e fases do envelhecimento. Para execução desse projeto, primeiro será definido e desenvolvido o corpo editorial, em seguida será feita a elaboração gráfica e por fim o desenvolvimento do suporte web para abrigar o site da Revista. O objetivo é publicar 3 edições.

 

Eventos de divulgação científica em datas relacionadas com o idoso, para promover a interação entre ciência, cultura e arte. Algumas das datas são: dia internacional de conscientização da violência contra a pessoa idosa e dia internacional da pessoa idosa para debater os temas com a comunidade externa de maneira aprofundada;

 

Publicação de livro composto por materiais elaborados no decorrer do Programa. O conteúdo será agrupado segundo o público-alvo do livro e uma contextualização será feita para que então ocorra redação final. Nesse projeto estão previstas duas publicações, uma de cunho científico e voltada para o ambiente acadêmico. A segunda publicação terá uma linguagem mais acessível e destinada para a pessoa idosa.