O que é UnAPI?
A Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI/UFMS) é um Programa Institucional de Extensão Universitária que tem por objetivo organizar, promover e fortalecer o desenvolvimento de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão que tenham como foco a valorização da pessoa idosa na sociedade e a qualificação dos serviços e das políticas sociais públicas voltadas a este segmento populacional, articulando-as de modo a explorar a natureza multicâmpus da universidade, a intersetorialidade e a interdisciplinaridade. Pauta-se nos princípios da extensão universitária como um processo educativo, cultural e científico que se articula ao Ensino e à Pesquisa. Visa promover o intercâmbio entre os saberes acadêmicos e outros saberes, construídos em outros espaços e instâncias sociais, ao mesmo tempo possibilitando a democratização do conhecimento produzido na universidade, além de abrir espaço para a comunidade participar da vida acadêmica.
Por que a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul institucionalizou este Programa?
O envelhecimento populacional é complexo, como qualquer fenômeno humano, crescente e, ao que tudo indica, inevitável. O impacto na organização e no comportamento da sociedade e das políticas públicas já compõem o quadro presente de necessidade de atenção e tende a se agudizar no panorama de prospecção futura não tão longínqua. A leitura deste fenômeno e as ações decorrentes requerem o alargamento das fronteiras erigidas na organização, categorização e especialização dos saberes técnicos e científicos, assim como exigem a consideração aos mecanismos interdependentes que delimitam e plasmam os contornos do tecido social. É a esta necessidade que a UFMS se propôs a atender.
A temática foi institucionalmente reconhecida pela UFMS desde novembro de 2011, com a aprovação do ProDiHPI-UFMS: Programa de Promoção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, no âmbito do Edital de fluxo contínuo EXT/2011. Posteriormente este Programa foi reconfigurado, ampliado e submetido à avaliação nacional, no âmbito do Edital PROEXT/2015, gerenciado pelo Ministério da Educação, com a denominação de Programa de Promoção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa (ProDiHPI-UFMS/2015-2016), quando foi aprovado com nota máxima na Linha Temática Direitos Humanos, subtema Direitos Humanos da Pessoa Idosa. O Programa Institucional Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI/UFMS), aprovado pela UFMS em 2018, resgatou o histórico anterior e fortalece o compromisso institucional com a temática.
Eixos de atuação:
O Programa UnAPI/UFMS organiza suas ações em torno de quatro eixos estratégicos e interdependentes, que se comunicam em um conjunto harmônico e multidisciplinar, sinteticamente apresentados a seguir:
- Inclusão Social (atividades de extensão, cultura e esporte focadas nas pessoas idosas)
- Assistência (prestação de serviços em assistência à saúde, orientação jurídica e atenção biopsicossocial às pessoas idosas)
- Formação e Aperfeiçoamento (cursos e eventos formativos direcionados a estudantes e profissionais que atuam ou desejam atuar com pessoas idosas)
- Divulgação e Popularização (ações de democratização e popularização dos conhecimentos científicos relacionados às pessoas idosas)
O Programa foi assim estruturado na busca de cumprir com o compromisso ético, científico e político que a UFMS assume com a sociedade na qual se insere e cuja realidade concreta e complexa constitui a sua verdadeira razão de existir.