Unapi encerra atividades do ano com evento de certificação

Postado por: Alicce Rodrigues Rocha

Ao todo, participaram das ações 83 pessoas idosas de MS e outras regiões do país 

A Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI/UFMS) completou uma década de atuação em 2021 e encerrou as atividades do ano no dia 13 de dezembro, no Teatro Glauce Rocha, certificando mais de 30 idosos presencialmente na ocasião e 83 no total. Para compor a mesa de autoridades do cerimonial, o encerramento contou com as presenças da vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo, do pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Pereira, do pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros, da coordenadora da UnAPI, Camila Guimarães Polisel, e da coordenadora da Universidade da Maturidade (UMA/UFMS), Suzi Miziara Barbosa.

A coordenadora da Unapi, Camila Guimarães Polisel, afirmou que mais de 400 pessoas se formaram durante o ano em cursos oferecidos gratuitamente pelo programa, entre idosos, profissionais da saúde, cuidadores, acadêmicos e público geral interessado no tema do envelhecimento. “Das 83 pessoas idosas formadas, mais de 20 eram de fora do Estado. Nosso objetivo é transformar o programa em referência não só em Mato Grosso do Sul, mas nacionalmente”. Para a coordenadora da UMA/UFMS, Suzi Miziara Barbosa, “a Unapi está conseguindo abrir as portas da universidade para os idosos e transformar suas vidas”. Em reconhecimento aos serviços prestados à pessoa idosa, a Unapi recebeu o Prêmio Direitos Humanos Edição 2021, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, no último dia 10 de dezembro. 

Após toda a equipe da Unapi confraternizar, a noite de encerramento foi marcada pelas apresentações culturais. Os idosos e idosas participantes da oficina de Dança e Consciência Corporal performaram a música “Ciranda das Flores”, de Gilberto Gil, com a coreografia da professora Priscila Roberta e coordenação da coreógrafa Mariana Cavalcante. O grupo de coral CanteMus apresentou a música “Eu não existo sem você”, de Tom Jobim, com a regência da professora Ana Lucia Moreira. Após a entrega dos certificados, o professor Ramon Moraes Penha encerrou a formatura com a palestra “Espiritualidade e Envelhecimento: Um olhar a partir do cuidado humano”, em que levantou reflexões sobre a visão que construímos para a vida e para o envelhecimento, emocionando o público, que assistiu atentamente; além dos idosos,  familiares e amigos também estiveram presentes. 

Apresentação dos alunos e alunas do coral CanteMus

Marli da Silva, de 64 anos, foi à formatura acompanhada do neto e entrou para a Unapi em 2021. “No início eu não queria. Mas com o tempo a gente vai se soltando. Fiz o curso de Medicamentos no Idoso, Envelhecimento Saudável e Educação em Saúde para a Prevenção de Doenças Parasitárias. Quero que tenham ainda mais pessoas participando com a gente no próximo ano. Construí várias amizades e muito aprendizado, gratidão aos professores e ao programa”. 

Marli participou da Unapi em 2021 e levou o neto para acompanhá-la na formatura

Saiba mais

Para conferir a galeria completa da noite de formatura, clique aqui.

Conheça a Cartilha MemorIDADE: Oficina de memória para idosos em tempos de pandemia 2.0, clicando aqui. 

Texto: Alicce Rodrigues / Fotos: Leandro Benites